Projeto
de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
Educadora: Maria de Jesus
Aquino Oliveira
Disciplina: Ciências, Português, Matemática, Geografia, História
Ano: 5º ano Turma: B
Período de execução: 5 aulas
Objetivo Geral
Adotar uma postura investigativa com base em leituras, observações,
experimentações, comparações e registros para identificar os componentes que fazem
parte da natureza analisando a diferença entre os seres vivos.
Objetivo Específico
·
Desenvolver atitudes de
respeito aos seres vivos;
·
Desenvolver diferentes
habilidades de leituras de temáticas relacionadas ao meio ambiente;
·
Compreender a
interdependência entre os seres vivos e os recursos naturais do planeta terra (seres
vivos);
Conteúdo: Vida e Meio Ambiente
Conhecimentos prévios:
·
Sensibilizar sobre a
responsabilidade do homem em relação ao meio ambiente e aos outros seres vivos
da terra e a respeito do ambiente em que o aluno está inserido.
Procedimentos
metodológicos
1.
Explicação sobre
a questão ambiental e o que vem sendo feito e veiculado em todas as redes
sociais e mídias, dessa forma, o primeiro momento da aula ocorrerá numa
conversa em que o professor apresente o tema a ser estudado.
2.
Exibição do filme: "Os
seres vivos no seu habitat", que será utilizado para discussão sobre
conceito de meio ambiente, facilitando assim, a compreensão do mesmo;
3.
Divisão da turma em 03
grupos, solicitando que cada grupo fique responsável por abordar um dos temas sobre
o meio ambiente e os seres vivos explicando sua importância na vida de cada
pessoa.
4.
Em dois
momentos a turma irá ao laboratório de informática para realização das
pesquisas acerca do tema e elaboração da forma de apresentação.
5.
Divulgação do trabalho na
escola por de meio de seminário, utilizando as tecnologias como o kit
multimídia, DVD, televisão. Onde as evidências serão registradas com câmera
digital.
Recursos:
·
Computador, kit multimídia, DVD, televisão,
internet, câmera digital, celular, livros didáticos.
Referência:
NORONHA,
Maria Eduarda e SOARES, Maria Luíza. Ciências 3º Ano. Ensino Fundamental. Ed.
Bianca Glasner.
Nenhum comentário:
Postar um comentário