quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo


Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

Educadora: Maria de Jesus Aquino Oliveira
Disciplina: Ciências, Português, Matemática, Geografia, História
Ano: 5º ano Turma: B
Período de execução: 5 aulas

Objetivo Geral
Adotar uma postura investigativa com base em leituras, observações, experimentações, comparações e registros para identificar os componentes que fazem parte da natureza analisando a diferença entre os seres vivos.

  Objetivo Específico
·         Desenvolver atitudes de respeito aos seres vivos;
·         Desenvolver diferentes habilidades de leituras de temáticas relacionadas ao meio ambiente;
·         Compreender a interdependência entre os seres vivos e os recursos naturais do planeta terra (seres vivos);
Conteúdo: Vida e Meio Ambiente
 Conhecimentos prévios:
·         Sensibilizar sobre a responsabilidade do homem em relação ao meio ambiente e aos outros seres vivos da terra e a respeito do ambiente em que o aluno está inserido.
Procedimentos metodológicos

1.      Explicação sobre a questão ambiental e o que vem sendo feito e veiculado em todas as redes sociais e mídias, dessa forma, o primeiro momento da aula ocorrerá numa conversa em que o professor apresente o tema a ser estudado.

2.      Exibição do filme: "Os seres vivos no seu habitat", que será utilizado para discussão sobre conceito de meio ambiente, facilitando assim, a compreensão do mesmo;

3.      Divisão da turma em 03 grupos, solicitando que cada grupo fique responsável por abordar um dos temas sobre o meio ambiente e os seres vivos explicando sua importância na vida de cada pessoa.

4.      Em dois momentos a turma irá ao laboratório de informática para realização das pesquisas acerca do tema e elaboração da forma de apresentação.

5.      Divulgação do trabalho na escola por de meio de seminário, utilizando as tecnologias como o kit multimídia, DVD, televisão. Onde as evidências serão registradas com câmera digital.

   
Recursos:

·         Computador, kit multimídia, DVD, televisão, internet, câmera digital, celular, livros didáticos.


Referência:



NORONHA, Maria Eduarda e SOARES, Maria Luíza. Ciências 3º Ano. Ensino Fundamental. Ed. Bianca Glasner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário