quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Plano de Aula de Educação Ambiental com abordagem interdisciplinar


Plano de Aula de Educação Ambiental com abordagem interdisciplinar

Educadora: Maria de Jesus Aquino Oliveira
5º Ano do Ensino Fundamental
Período de execução: 03 dias

ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Geografia, História, Ciências Físicas e Biológicas.

TEMA:
Cidadania e Meio Ambiente

OBJETIVOS:

Desenvolver atitude preservacionista através da interação entre os diferentes saberes;
Compreender que o fomentar da consciência ambiental passa por saberes produzidos pelas diversas áreas de conhecimento;
Avaliar a própria relação e da comunidade local com o meio ambiente;
Despertar o interesse da turma para a problemática ambiental;
Entender que o desgaste ambiental atual é decorrente de um sistema político-econômico que vê na natureza uma fonte de matérias-primas.

CONTEÚDOS:

  • O conceito de Cidadania na atualidade.
  • A relação do homem com a natureza ontem e hoje.
  • Preservação – Questão de sobrevivência.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

A questão ambiental vem sendo veiculada em todas as mídias, dessa forma, o primeiro momento da aula ocorrerá numa conversa em que o professor apresente o tema a ser estudado naquela aula de maneira informal; em seguida, será exibido o vídeo para a Sensibilização do público: aquecimento global (www.quercus.pt) extraído do youtube no endereço htt://www.youtube.com/wath?v=qN5QVbaVB7A. Por se tratar de um vídeo curto (pouco mais de um minuto), será possível manter a atenção dos alunos durante toda a exibição, fato imprescindível para que haja uma reflexão acerca da problemática apresentada.
Após a exibição do vídeo, será levantada uma breve discussão que deve estimular a argumentação e trazer à luz a mensagem dessa produção fílmica. Em meio a essa socialização de idéias, o professor, em seu papel de mediador, discorre superficialmente acerca do conceito de cidadania, mostrando à turma que ser um cidadão não é fruto apenas do cumprimento das leis, mas, principalmente da construção de uma atitude de auto-preservação, tanto social quanto natural. Desse modo, a turma certamente perceberá que não se pode praticar a cidadania parcialmente, pois quem assim proceder pode ser posto à margem da sociedade. Nesse debate, o professor levantará alguns questionamentos acerca do futuro que esperam para a Terra e sobre o que estão fazendo para que a humanidade faça parte desse futuro.
Após, o professor sugere que a sala seja dividida em dois grupos. De um lado aqueles que acreditam na superação dos problemas ambientais através da “destruição-criadora”, ou seja, do desenvolvimento das novas tecnologias em substituição às antigas; do outro, os que defendem uma ação imediata, uma revogação da atual concepção de desenvolvimento. Os grupos apresentarão painéis sobre o Mundo que temos e o Mundo que queremos.
Culminando com a aula haverá a exibição do vídeo com a música Planeta Azul de Chitãozinho e Xororó extraído do youtube no endereço http://www.youtube.com/watch?v= r1xvBXIGjuk.

Para complementar o estudo, os alunos poderão pesquisar sobre a Educação Ambiental por meio dos sites educativos:

Em seguida, haverá a socialização da pesquisa em sala de aula.
 Nessa perspectiva, os conceitos das diferentes áreas de conhecimento serão compreendidos de maneira contextualizada, tendo como ponto de intersecção a Educação Ambiental, transpassada pelo ideário de cidadania. Após a discussão, o professor orientará a turma a produzir um painel listando atitudes que poderão fazer parte do cotidiano de toda a escola. Esse painel ficará exposto em lugar visível, pois o trabalho com Educação Ambiental deve prever ações permanentes dentro e fora da Unidade de Ensino.

ATIVIDADES:
Análise dos vídeos educativos sobre Aquecimento Global e da música Planeta Azul de Chitãozinho e Xororó.
Produção de painéis em linguagem escrita;
Exposição dos painéis;
Debate;
Pesquisa em sites educativos e socialização dos conhecimentos.

RECURSOS:
Cartaz, vídeo, TV, datashow, pendrive, pincel, cola, tesoura, gravuras, sites educativos acervo bibliográfico e laboratório de informática.


AVALIAÇÃO:
Sendo necessariamente processual e de caráter diagnóstico, a avaliação se dará durante toda a aula, desde a atenção dada às falas dos colegas e ao vídeo até as produções escritas e a participação nos debates, exposições e pesquisas.


BIBLIOGRAFIAS:





Maria de Jesus Aquino Oliveira
Pedro Afonso – TO, novembro de 2012.

2 comentários:

  1. O link do primeiro video não está funcionando, alguém pode ajudar ?

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  2. Muito bom, nós auxilia mt em nossos planejamento

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