Atividade 4.4 – Reflexão do
texto “Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo” de Graça Caldas.
Ao realizar a leitura do texto Mídia, escola e
leitura crítica do mundo conclui-se que o mesmo faz uma reflexão sobre o uso da
imprensa na sala de aula e sua relação com o processo de aprendizagem.
Um fator mencionado no texto de Graça Caldas diz que
é importante:
Discutir a responsabilidade social
da imprensa, do jornalista, compreender as intrincadas relações de poder que
estão por trás da composição dos veículos; capacitar professores e alunos para
entender os sentidos, o significado implícito no discurso da imprensa não são tarefas
fáceis. Exigem muito mais que a competência do fazer jornalístico e o
entendimento claro de que a linguagem utilizada pela mídia encerra múltiplas
interpretações, razão pela qual a leitura da mídia na escola não deve
restringir-se à leitura de um veículo, mas à pluralidade dos meios. É
necessário reconhecer, portanto, que a linguagem é, por natureza, ideológica.
(2006, p.122)
Os projetos de trabalho que começam em sala de aula
podem continuar em outros lugares e tempos, do mesmo modo que podem originar-se
de acontecimentos externos à escola.
Portanto,
é importante ressaltar que a tecnologia hoje, está em constante avanço, e há
várias ferramentas multimídias que podem ser utilizadas para favorecer o
enriquecimento da prática pedagógica. Com isto, há uma maior possibilidade de novos
conhecimentos e conexão de qualquer lugar em qualquer momento e,
consequentemente, de expandir a escola para além da sala de aula, romper com
seus muros e desenvolver projetos em diferentes espaços que poderão ser
integrados ao currículo.
Nesse curso das TICs podemos aprimorar o nosso
conhecimento a cerca de temáticas que envolve a escola, as tecnologias, os
projetos e o currículo no contexto educacional e social, tendo como foco
principal a aprendizagem do aluno.
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