quinta-feira, 6 de dezembro de 2012


Atividade 4.4 – Reflexão do texto “Mídia, Escola e Leitura Crítica do Mundo” de Graça Caldas.

Ao realizar a leitura do texto Mídia, escola e leitura crítica do mundo conclui-se que o mesmo faz uma reflexão sobre o uso da imprensa na sala de aula e sua relação com o processo de aprendizagem.
Um fator mencionado no texto de Graça Caldas diz que é importante:

Discutir a responsabilidade social da imprensa, do jornalista, compreender as intrincadas relações de poder que estão por trás da composição dos veículos; capacitar professores e alunos para entender os sentidos, o significado implícito no discurso da imprensa não são tarefas fáceis. Exigem muito mais que a competência do fazer jornalístico e o entendimento claro de que a linguagem utilizada pela mídia encerra múltiplas interpretações, razão pela qual a leitura da mídia na escola não deve restringir-se à leitura de um veículo, mas à pluralidade dos meios. É necessário reconhecer, portanto, que a linguagem é, por natureza, ideológica. (2006, p.122)

Os projetos de trabalho que começam em sala de aula podem continuar em outros lugares e tempos, do mesmo modo que podem originar-se de acontecimentos externos à escola.
           Portanto, é importante ressaltar que a tecnologia hoje, está em constante avanço, e há várias ferramentas multimídias que podem ser utilizadas para favorecer o enriquecimento da prática pedagógica. Com isto, há uma maior possibilidade de novos conhecimentos e conexão de qualquer lugar em qualquer momento e, consequentemente, de expandir a escola para além da sala de aula, romper com seus muros e desenvolver projetos em diferentes espaços que poderão ser integrados ao currículo.
Nesse curso das TICs podemos aprimorar o nosso conhecimento a cerca de temáticas que envolve a escola, as tecnologias, os projetos e o currículo no contexto educacional e social, tendo como foco principal a aprendizagem do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário