Atividade 4.3 Leitura, reflexão e
discussão sobre mídia-educação
Texto:
Mídia-educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados
nas escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis, autor Silvio da Costa
Pereira
O texto de Silvio da Costa Pereira relata a importância do
professor saber selecionar bem as tecnologias de informação e comunicação ao
aplicá-las em suas aulas, pois não são todos os recursos que atendem as
necessidades dos alunos. Ressalta também que a maioria das escolas possui
muitos recursos tecnológicos, mas que grande parte dos professores não tem
formação necessária para utilizar esses recursos de forma adequada e por isso
não conseguem estimular seus alunos a usarem de forma crítica e criativa as
mídias.
Os meios de comunicação são
ótimos e eficazes, mas é preciso fazer uso correto dos mesmos nas escolas,
famílias e instituições sociais, fazendo discussões e esclarecimentos sobre o
papel importante da mídia. Para que haja um trabalho em cooperação, o professor
deve conhecer bem sua turma para planejar um projeto ou aula, em que deverá dar
uma missão aos grupos.
Esse projeto dará a oportunidade
a todos terem uma visão geral do mesmo e também uma visão especifica, pois cada
aluno terá que descobrir ou colocar em prática diferentes habilidades, além de
aprender novas informações e possibilitar o trabalho em equipe.
Esse trabalho desenvolverá
também, a organização, a análise e reflexão, a autonomia, a autoestima, a
criatividade e o raciocínio para solução de problemas, entre outros e o
principal, contribui para a aprendizagem significativa com experiências
diversas. Cada indivíduo, deve saber utilizar as mídias e ter um posicionamento
diante delas, que possibilite e desenvolva sua autonomia, sabendo se posicionar
diante dos mais diversos assuntos.
As tecnologias são ferramentas,
que o professor tem nas mãos para ampliar seus recursos, possibilitando assim,
que o mesmo consiga juntamente com seus alunos uma aprendizagem de qualidade
para todos. Portanto, cabe ao professor uma mudança de postura diante dessas
mídias educativas, ele deve agir como orientador e mediador destas informações,
facilitando o processo
ensino e aprendizagem e, portanto, melhorando a qualidade educacional.
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