quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação


Atividade 4.3 Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação

Texto: Mídia-educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis, autor Silvio da Costa Pereira

O texto de Silvio da Costa Pereira relata a importância do professor saber selecionar bem as tecnologias de informação e comunicação ao aplicá-las em suas aulas, pois não são todos os recursos que atendem as necessidades dos alunos. Ressalta também que a maioria das escolas possui muitos recursos tecnológicos, mas que grande parte dos professores não tem formação necessária para utilizar esses recursos de forma adequada e por isso não conseguem estimular seus alunos a usarem de forma crítica e criativa as mídias.
Os meios de comunicação são ótimos e eficazes, mas é preciso fazer uso correto dos mesmos nas escolas, famílias e instituições sociais, fazendo discussões e esclarecimentos sobre o papel importante da mídia. Para que haja um trabalho em cooperação, o professor deve conhecer bem sua turma para planejar um projeto ou aula, em que deverá dar uma missão aos grupos.
Esse projeto dará a oportunidade a todos terem uma visão geral do mesmo e também uma visão especifica, pois cada aluno terá que descobrir ou colocar em prática diferentes habilidades, além de aprender novas informações e possibilitar o trabalho em equipe.
Esse trabalho desenvolverá também, a organização, a análise e reflexão, a autonomia, a autoestima, a criatividade e o raciocínio para solução de problemas, entre outros e o principal, contribui para a aprendizagem significativa com experiências diversas. Cada indivíduo, deve saber utilizar as mídias e ter um posicionamento diante delas, que possibilite e desenvolva sua autonomia, sabendo se posicionar diante dos mais diversos assuntos.
As tecnologias são ferramentas, que o professor tem nas mãos para ampliar seus recursos, possibilitando assim, que o mesmo consiga juntamente com seus alunos uma aprendizagem de qualidade para todos. Portanto, cabe ao professor uma mudança de postura diante dessas mídias educativas, ele deve agir como orientador e mediador destas informações, facilitando o processo ensino e aprendizagem e, portanto, melhorando a qualidade educacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário