quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Conhecendo objetos em multimídia


Atividade 4.1 Conhecendo objetos em multimídia

Considerações dos vídeos assistidos.
            Navegando livremente pela internet já havia encontrado diversas artes digitais e assistindo aos vídeos disponibilizados em links no material do curso, pude perceber que recursos simples e acessíveis podem ser utilizados para criar lindos vídeos como no exemplo do vídeo 2 de “Mystery Guitaran” que utilizou objetos que tinha na sala de seu apartamento e que não necessariamente precisou de equipamentos modernos e sofisticados.
Com os objetos multimídia descobrimos o acervo de conhecimento que existe a nossa disposição, é um avanço enorme da tecnologia, sendo uma grande evolução do homem, pois, além das informações que podemos adquirir, interagimos e até contribuímos para o desenvolvimento do conteúdo.
As ferramentas do conhecimento podem ser através de textos escritos, vídeos e outras mídias, e o incentivo fica bem maior quando assistimos aos vídeos: COIEDA uma produção do artista japonês Takagi Masakatsu, “Mystery GuitarMan” que reproduziu o tango “Por Una Cabeza”, de Carlos Gardel. Bloco do Passo Saltos no tempo e a entrevista do professor Lucas Ciavatta. Assim, percebi que são múltiplas as criatividades que podemos fazer com a multimídia, elaborando trabalhos com poucos materiais e sem muito custo.

Reflexão da entrevista do professor Lucas Ciavatta, maestro do grupo e criador do Método do Passo.
O vídeo do professor Lucas Ciavatta nos mostra que, quando queremos realizar uma ação conseguimos, basta um pouco de criatividade e iniciativa. Ele deixa claro que devemos acreditar no nosso trabalho e em tudo que formos realizar. Tendo como base o seu trabalho, vemos que somos capazes de utilizar novas formas de aprendizagem, que podem nos ajudar a identificar e sanar as dificuldades dos nossos alunos, levando sempre em consideração o tempo de cada um.
O vídeo – O passo – mostra a contribuição efetiva de cada membro. Os participantes da atividade precisam ter harmonia para que o som seja único, e para isso precisam de coordenação, motivação e muito treinamento. Com a sincronia entre os participantes, desenvolveu uma bela atividade que trouxe equilíbrio e trabalho em equipe. O trabalho realizado por esse professor e educador, nos mostra o quanto podemos inovar dentro da nossa prática educativa e a partir daí criar diversas situações, que virão de encontro com as reais necessidades dos alunos.
E a tecnologia é uma grande aliada do professor nesse processo, pois o aluno dessa era digital vem com uma bagagem tecnológica que deve ser aproveitada pela escola para tornar a aprendizagem mais prazerosa e significativa. Devemos aliar os diferentes objetos multimídia ao ensino e aprendizagem em que o aluno seja agente ativo e construtor na sistematização de novos conhecimentos, cabendo ao educador o papel de mediador nesse processo.
Objetivando a produtividade em nossas ações precisamos nos envolver uns com os outros. É necessário ter sintonia, autonomia, diálogo e confiança no nosso trabalho ou em qualquer tarefa que formos realizar, precisamos ir além das expectativas, é necessário que acompanhemos os avanços da tecnologia para que possamos ser ousados e eternos aprendizes.
A Atividade desenvolvida pelo professor Lucas leva-nos a repensar a prática pedagógica. Na escola podemos propor atividades para todos os alunos, entretanto temos que considerar que os tempos de aprendizagem nem sempre acontecem iguais, portanto, é necessário respeitar as diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário