Atividade 4.1 Conhecendo objetos
em multimídia
Considerações dos vídeos assistidos.
Navegando
livremente pela internet já havia encontrado diversas artes digitais e
assistindo aos vídeos disponibilizados em links no material do curso, pude
perceber que recursos simples e acessíveis podem ser utilizados para criar
lindos vídeos como no exemplo do vídeo 2 de “Mystery Guitaran” que utilizou
objetos que tinha na sala de seu apartamento e que não necessariamente precisou
de equipamentos modernos e sofisticados.
Com os objetos multimídia
descobrimos o acervo de
conhecimento que existe a nossa disposição, é um avanço enorme da tecnologia,
sendo uma grande evolução do homem, pois, além das informações que podemos
adquirir, interagimos e até contribuímos para o desenvolvimento do conteúdo.
As ferramentas do conhecimento podem ser através de textos escritos,
vídeos e outras mídias, e o incentivo fica bem maior quando assistimos aos
vídeos: COIEDA uma produção do artista japonês Takagi Masakatsu, “Mystery
GuitarMan” que reproduziu o tango “Por Una Cabeza”, de Carlos Gardel. Bloco do
Passo Saltos no tempo e a entrevista do professor Lucas Ciavatta. Assim,
percebi que são múltiplas as criatividades que podemos fazer com a multimídia,
elaborando trabalhos com poucos materiais e sem muito custo.
Reflexão da entrevista do professor Lucas Ciavatta, maestro do grupo e criador do Método do Passo.
O vídeo do professor Lucas
Ciavatta nos mostra que, quando queremos realizar uma ação conseguimos, basta
um pouco de criatividade e iniciativa. Ele deixa claro que devemos acreditar no
nosso trabalho e em tudo que formos realizar. Tendo como base o seu trabalho,
vemos que somos capazes de utilizar novas formas de aprendizagem, que podem nos
ajudar a identificar e sanar as dificuldades dos nossos alunos, levando sempre
em consideração o tempo de cada um.
O vídeo – O passo – mostra a contribuição efetiva de cada
membro. Os participantes da atividade precisam ter harmonia para que o som seja
único, e para isso precisam de coordenação, motivação e muito treinamento. Com
a sincronia entre os participantes, desenvolveu uma bela atividade que trouxe
equilíbrio e trabalho em
equipe. O trabalho realizado por esse professor e educador,
nos mostra o quanto podemos inovar dentro da nossa prática educativa e a partir
daí criar diversas situações, que virão de encontro com as reais necessidades
dos alunos.
E a tecnologia é uma grande
aliada do professor nesse processo, pois o aluno dessa era digital vem com uma
bagagem tecnológica que deve ser aproveitada pela escola para tornar a aprendizagem mais prazerosa e
significativa. Devemos aliar os diferentes objetos multimídia ao ensino e
aprendizagem em que o aluno seja agente ativo e construtor na sistematização de
novos conhecimentos, cabendo ao educador o papel de mediador nesse processo.
Objetivando a produtividade em nossas ações precisamos nos
envolver uns com os outros. É necessário ter sintonia, autonomia, diálogo e
confiança no nosso trabalho ou em qualquer tarefa que formos realizar,
precisamos ir além das expectativas, é necessário que acompanhemos os avanços
da tecnologia para que possamos ser ousados e eternos aprendizes.
A Atividade desenvolvida pelo professor Lucas leva-nos a
repensar a prática pedagógica. Na escola podemos propor atividades para todos
os alunos, entretanto temos que considerar que os tempos de aprendizagem nem
sempre acontecem iguais, portanto, é necessário respeitar as diferenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário